Concurso Guarda de Olinda PE: escolha da banca começará esta semana

Publicada em 18 de October de 2022 às 19h17m
Por Professor Isaquel Silva

Autorizado em agosto de 2021, o concurso da Guarda Municipal de Olinda, em Pernambuco, pode avançar nos próximos dias. Segundo o secretário de Segurança, coronel Pereira Neto, o edital para escolha da banca será publicado ainda nesta semana. 

O anúncio foi feito na última segunda-feira, 17, durante entrevista ao jornalista e radialista Rodolfo Kosta, no Jornal do Portal de Prefeitura. Confira abaixo a fala do secretário sobre o concurso:

Com o início do processo de escolha da organizadora, caberá à comissão do concurso avaliar as propostas e decidir pela mais adequada ao orçamento municipal. 

Somente com a empresa definida, o cronograma do concurso poderá ser finalizado e, em seguida, o edital publicado. Apesar da expectativa para a abertura da seleção ainda este ano, a Prefeitura de Olinda não confirma datas para a divulgação do edital.

Vale lembrar que, além do concurso da Guarda de Olinda PE, o município também autorizou, em outubro de 2021, um novo concurso para a área de Patrimônio e Sítio Histórico.

Ainda em 2021, a Prefeitura de Olinda ainda autorizou a abertura de concurso público para ampliar o quadro de professores da rede municipal de ensino.

Resumo sobre a seleção

Órgão: Guarda Municipal de Olinda (PE)

Cargos: guarda municipal

Vagas: a definir

Requisitos: nível médio

Remuneração: a definir

Status: aguardando processo de escolha da banca

Último concurso Guarda de Olinda ocorreu em 2011

O novo concurso Guarda Municipal de Olinda PE é importante, considerando que o último edital publicado para a carreira tem mais de dez anos. A seleção de 2011 contou com 344 vagas em vários cargos.

Para o posto de guarda municipal, foram oferecidas 65 vagas, com exigência de nível médio completo. O salário oferecido era de acordo com o mínimo da época (R$529,61 mais adicional de R$ 211,84), para jornada de 30 horas.

A seleção foi organizada pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). Já os candidatos foram avaliados por meio de:

 prova objetiva;

 exame de saúde;

Teste de Aptidão Física (TAF); e

avaliação psicológica.

O exame objetivo contou com questões de História do Brasil e Geral, Geografia Física, Humana e Econômica, Noçoes de Direitos Humanos e Legislação.