O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren PE) enviou ao Governo do Estado na quarta-feira, 19, a solicitação para inclusão de dois novos cargos nos concursos para Segurança Pública, mais especificamente para Polícia Científica.
A categoria pede que sejam abertas vagas para enfermeiro forense e perito criminal na área de enfermagem. Até o momento, foram anunciadas 164 oportunidades para o concurso da Polícia Científica. Veja a distribuição:
50 vagas para peritos criminais;
50 vagas para médicos legistas;
60 vagas para agentes de Medicina Legal;
4 vagas para agentes de perícia criminal.
O texto do Coren PE encaminhado ao Poder Executivo traz informações de um levantamento realizado pela Comissão Estadual de Enfermagem Forense (CEEF). O documento aponta a importância da inclusão desses profissionais de forma efetiva no setor da segurança pública estadual.
“Cabe ao enfermeiro forense o exame e tratamento de vítimas de estupro e de vítimas de violência doméstica. Ele faz o exame físico com coleta de evidências, documentação completa da ocorrência e dos achados, preservação das evidências, tratamento físico e assistência psicológica à vítima, além do encaminhamento para serviços especiais e serviço médico quando necessário. Também presta assistência aos ofensores quando necessário”, diz um dos trechos do documento.
No último concurso para a Polícia Científica de Pernambuco, aberto em 2016, a oferta inclui o cargo de perito em 16 especialidades diferentes, nenhuma delas para enfermeiro. As únicas vagas que contemplavam a categoria eram para peritos auxiliares.
Conforme a resolução do Conselho Federal de Enfermagem, o perito criminal enfermeiro está apto a reconhecer a existência de eventuais vestígios e a forma de preservá-los adequadamente, além de ter competência específica na descoberta de detalhes que, muitas vezes, não são observados por aqueles que não estão familiarizados com a área forense.
Até o momento, o governo estadual não se manifestou sobre a solicitação do Coren PE.
A estimativa do Governo de Pernambuco é publicar os editais do concurso ainda este ano, até dezembro. No total, foram anunciadas 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado.
Além da Polícia Científica, confira a distribuição das vagas para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil:
2.400 vagas para soldados (praças);
180 vagas para oficiais.
400 vagas para soldados (praças).
1.200 vagas para agentes;
300 vagas para escrivães;
50 vagas para peritos papiloscopistas;
47 vagas para delegados.
As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados.
"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.
No momento, os concursos estão na fase da escolha da banca organizadora e finalização dos termos de referência, que funcionam como um espelho para o edital.
De acordo com a delegada Gleide Ângelo, algumas bancas já enviaram suas propostas para ficar à frente dos concursos, como o Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).