Concurso PM PI: governo convoca mais de mil aprovados

Publicada em 28 de October de 2022 às 15h17m
Por Professor Isaquel Silva

O Governo do Piauí divulgou a relação dos convocados no concurso PM PI, para ingresso nos Cursos de Formação de Soldados (CFS) e Oficiais (CFO). A portaria foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira, 26.

Ao todo, mais de mil candidatos aprovados, nos cargos de soldado e oficial, foram convocados. Conforme a portaria, a aula inaugural do curso de formação está prevista para o próximo dia 30 de novembro.

O curso de formação tem natureza de requisito legal indispensável para ingresso no quadro da Polícia Militar do Estado do Piauí, não constituindo etapa do concurso, sendo sua realização de responsabilidade exclusiva da PM PI.

Decreto permitiu convocação do cadastro reserva

Publicado no último dia 17, o Decreto Nº 21.557 autorizou a convocação imediata dos aprovados no concurso PM PI, para o CFS. O documento foi assinado pela governadora do Piauí, Regina Sousa.

Conforme o decreto, os convocados na última quarta, 26, que compõem o cadastro reserva, devem realizar exame de saúde (médico e odontológico), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e investigação social, em até 180 dias.

Já os candidatos classificados na segunda etapa estão sendo convocados imediatamente para o curso de formação, que terá, aproximadamente, nove meses de duração.

Concurso PM PI ofereceu 1.100 vagas

Os candidatos do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados para a etapa de investigação social. Esta foi a quinta etapa da seleção, que já contou com as seguintes avaliações:

provas;

exame de saúde (médico e odontológico);

exame de aptidão física; e

avaliação psicológica;

Com a conclusão da investigação social, os candidatos aprovados serão convocados para a última etapa, o curso de formação.

Com as mudanças anunciadas em setembro de 2021, o concurso da Polícia Militar do Piauí passou a oferecer 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais.

Os ganhos são de 3.470,66 (soldado) e de R$6.170,09 (oficial). No primeiro caso, é preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí é o bacharelado em Direito.

A corporação exige ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".

Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.