Os editais de concurso Segurança PE focados nas carreiras policiais devem publicados em breve, visto que o tema têm sido tratado com prioridade em Pernambuco. Segundo o secretário de Defesa Social, Humberto Freire, o certames já estão autorizados.
Diante disso, alguns alguns representantes do governo buscam estabelecer a criação de um cronograma de concursos para as Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo o delegado Israel Rubis, “ter um cronograma fixo de concursos para a categoria é importante, porque isso irá acabar com o déficit atual no quadro efetivo do estado, gerando oportunidades para egressos do ensino médio, superior, nas diversas áreas de formação”.
A sugestão será encaminhada ao pré-candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral, já que este será o candidato indicado para sucessão da atual gestão.
Os trâmites para o lançamento dos novo editais em Pernambuco seguem com bastante agilidade, visto que há cerca de dois meses foi feito um pedido urgente para o governador Paulo Câmara e outras autoridades do governo a respeito da realização de novos certames.
Conforme consta na solicitação enviada, o concurso Segurança PE para a área policial visa preencher o quadro de servidores, que foi reduzido significativamente nos últimos anos.
O documento relatou que “…a perda de efetivo policial já acumulada e a redução natural do quadro que ocorrerá nos próximos anos, demandam do Estado o planejamento para realização de novos concursos, principalmente para formação de quadro de aprovados que ficarão aguardando convocações futuras. Trata-se, pois, de uma medida preventiva para evitar o colapso da segurança pública em Pernambuco por falta de recursos humanos”.