Concursos PE: eleita, Raquel Lyra quer ampliar efetivo na Segurança

Publicada em 02 de November de 2022 às 21h38m
Por Professor Isaquel Silva

Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco no domingo, 30 de outubro, ao disputar o segundo turno das Eleições com Marília Arraes (Solidariedade). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do Executivo do Estado. 

Com aprovações para o cargo de delegada da Polícia Federal e servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado, Raquel pretende aumentar os efetivos na Segurança e Educação. Além de realizar ações para valorização dos funcionários públicos estaduais. 

Em seu plano de governo, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, Raquel Lyra propõe ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.

Além de modernizar as Academias de Polícia Civil e Militar e melhorar os Cursos de Formação e Habilitação de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares, bem como dos treinamentos periódicos das corporações.

Outro ponto defendido por Raquel é o fortalecimento da Universidade de Pernambuco (UPE) em suas diversas unidades de ensino, distribuídas por todo o estado. A ideia é atualizar a oferta de cursos e aumentar a proporção de Doutores do corpo docente em efetivo exercício.

A governadora ainda pretende reestruturar o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE), requalificando a rede própria de agências do interior, ambulatórios e do Hospital dos Servidores no Recife.

Assim como ampliar e melhorar o acesso e a qualidade dos serviços dos hospitais, clínicas e laboratórios da rede credenciada.

Concursos Segurança PE tem 4 mil vagas anunciadas

O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a realização de novos concursos para as forças de Segurança do Estado. São esperadas 4.741 vagas para Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros. 

Os esforços do governo são publicar os editais do concurso ainda este ano, até dezembro. Confira a distribuição das vagas por corporação a seguir:

Polícia Militar:

2.400 vagas para soldados (praças);

180 vagas para oficiais.

Corpo de Bombeiros:

400 vagas para soldados (praças).

Polícia Civil:

1.200 vagas para agentes;

300 vagas para escrivães;

50 vagas para peritos papiloscopistas;

47 vagas para delegados.

As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados. 

"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Atualmente, os concursos estão na fase da escolha da banca organizadora e finalização dos termos de referência, que funcionam como um espelho para o edital. 

De acordo com a delegada Gleide Ângelo, algumas bancas já enviaram suas propostas para ficar à frente dos concursos, como o Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).