O Governo do Piauí formou uma comissão para elaborar um termo de referência relativo à formação do cadastro de reserva de soldados, no concurso PM PI. A decisão ocorre após a publicação do Decreto Nº 21.557.
Com a comissão formada, o próximo passo será a conclusão dos estudos técnicos e contratação dos serviços necessários, para a convocação desses aprovados.
Publicado em outubro, o Decreto Nº 21.557 autorizou a convocação imediata dos aprovados no concurso PM PI, para o Curso de Formação de Soldados (CFS).
Conforme o decreto, os convocados, que compõem o cadastro reserva, deverão realizar exame de saúde (médico e odontológico), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e investigação social, em até 180 dias.
Os candidatos aprovados nas vagas imediatas do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados. Esses concorrentes realizaram todas as etapas, sendo elas:
provas;
exame de saúde (médico e odontológico);
exame de aptidão física;
avaliação psicológica; e
investigação social.
O concurso da Polícia Militar do Piauí ofereceu 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais. Os ganhos serão de 3.470,66 e R$6.170,09, respectivamente.
No caso do posto de soldado, era preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí foi o bacharelado em Direito.
A corporação exigiu ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".
Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.
Fonte: Folha Dirigida.