O concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Os números foram liberados na manhã desta quarta-feira, 9, por meio do site do Cebraspe , organizador.
Conforme documento divulgado pela banca, foram registradas 1.023.494 inscrições. Os candidatos podem conferir a concorrência por Gerências Executivas (GEX), assim como para as vagas reservadas para pessoas com deficiência e cotistas.
Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo tem a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.
Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). Confira a lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe .
A maior concorrência total foi encontrada na Gerência Executiva do Distrito Federal sendo 37.997 inscritos para 7 vagas imediatas, o que dá, aproximadamente, 5.428 candidatos por oportunidade.
Se consideramos apenas a ampla concorrência, o maior quantitativo é encontrado em São Paulo, com 8.534 candidatos por vaga, seguido pelo DF, com 7.599 concorrendo a uma das oportunidades.
Já a Gerência com menor concorrência total foi a da cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, com 255 candidatos para uma das 10 vagas oferecidas.
Confira a demanda geral das principais capitais do país:
Salvador: 2.719 candidatos por vaga
Fortaleza: 3. 406 candidatos por vaga
São Paulo: 5.333 candidatos por vaga
Rio de Janeiro: 2.066 candidatos por vaga
Vitória: 1.421 candidatos por vaga
Goiânia: 2.930 candidatos por vaga
São Luís: 1.691 candidatos por vaga
Belo Horizonte: 1.812 candidatos por vaga
Belém: 1.170 candidatos por vaga
Recife: 3.501 candidatos por vaga
Campo Grande: 1.511 candidatos por vaga
Cuiabá: 1.205 candidatos por vaga
Natal: 1.137 candidatos por vaga
Porto Alegre: 1.661 candidatos por vaga
Florianópolis: 1.032 candidatos por vaga
Aracaju: 2.974 candidatos por vaga
Palmas: 733 candidatos por vaga
Rio Branco: 854 candidatos por vaga
Maceió: 1.321 candidatos por vaga
Manaus: 448 candidatos por vaga
Macapá: 761 candidatos por vaga
Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.
Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
Cargos: técnico do seguro social
Vagas: mil + CR
Requisitos: nível médio
Remuneração: até R$5.905,79
Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)
Provas: 27 de novembro
Os candidatos do concurso INSS serão avaliados por provas objetivas e, se aprovados nos quantitativos previstos no edital, por meio de um curso de formação.
A primeira etapa está marcada para o dia 27 de novembro. A avaliação ocorrerá nas cidades que correspondem à Gerência Executiva do INSS a qual o candidato concorre.
Ao todo, a prova objetiva contará com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, serão cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Com a prova no modelo "certo" ou "errado", será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
Serão convocados para a matrícula, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Esse número corresponde ao limite permitido pelo Decreto 9.739 de 2019 , que determina as regras para concursos públicos no Executivo Federal.
O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Fonte: Folha Dirigida/Direção