Concurso INSS: provas em todo o país não serão canceladas, afirma Cebraspe

Publicada em 28 de November de 2022 às 03h38m
Por Professor Isaquel Silva

As provas do concurso INSS não serão canceladas. O comunicado confirmando o prosseguimento do concurso nas demais Gerências Executivas (GEX) foi divulgado na noite deste domingo, 27,  pelo Cebraspe - o organizador.

As avaliações foram suspensas apenas para uma localidade, devido a não aplicação dos exames na Universidade de Guarulhos (UnG), em São Paulo.

Em trecho, a banca afirma que episódio isolado não comprometeu a lisura do concurso.

Confira comunicado completo do Cebraspe

"O Cebraspe comunica que o concurso público do INSS para o cargo de Técnico do Seguro Social ocorreu com sucesso, neste domingo (27/11), em 1.592 locais de aplicação de provas, distribuídos em 116 cidades, em todas as unidades da federação. Contudo, para os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva (GEX) Guarulhos, a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local, o que já foi informado ao INSS.

Comunica, ainda, que esse foi um episódio isolado que não comprometeu a lisura do certame, e que a aplicação das provas somente para os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos foi suspensa e que a nova data de aplicação para esses candidatos será divulgada por meio de edital específico em breve.

Comunica, por fim, que a concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos".

Entenda confusão com provas na UnG

A partir das 14h deste domingo, 27, horário marcado para o início das provas, candidatos começaram a relatar problemas na UnG. A numeração das salas havia sido alterada, enquanto outros concorrentes não conseguiam achar o local dentro da unidade.

Com o início das provas em todo país, os candidatos da UnG foram alocados no auditório da unidade, onde a organização pediu para que todos aguardassem por orientações. 

Em seguida, os concorrentes começaram a ser redirecionados para as suas salas.

"Estamos aguardando no auditório, o responsável começou a direcionar os alunos às respectivas salas. As provas iniciarão com 1h de atraso, segundo orientações e o tempo de prova será compensado", disse um candidato à Folha Dirigida, pouco antes das 15h.

Apesar da orientação, muitos candidatos continuaram sem salas e cadeiras, enquanto outros esperavam o início das provas. Perto das 16h, as avaliações ainda não haviam iniciado.

"O problema é que houve uma mudança de salas/listas de presença sem prévio aviso e muitas pessoas estão sem sala. Fui informada pelo fiscal de sala que vai haver um atraso para aplicação da prova, mas sem justificativa e previsão para aplicação", disse uma candidata.

"Prova INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10", disse outro candidato.

Pouco após as 16h, a Polícia Miliar foi chamada ao local. Candidatos começaram a registrar a saída daqueles que cansaram de esperar. Próximo ao que seria o término do horário de aplicação (17h30), coordenadores anunciaram o cancelamento dos exames na unidade.

"O chefe da sala disse que o Cebraspe entrou em contato informando que as provas foram adiadas. Quem precisar de declaração de horas de comparecimento deverá solicitar no site da banca. A nota oficial será divulgada em breve", disse Pablo Henrique Cardoso Silva, que estava na UnG, à Folha Dirigida.

Os exames foram aplicados, até as 17h30, em outras regiões do país. Aqueles que realizaram as provas falaram sobre o nível de dificuldade.  

Após confusão na UnG, provas do concurso INSS são canceladas (Foto: Mateus Carvalho)

Após confusão na UnG, provas do concurso INSS
são canceladas (Foto: Mateus Carvalho)

Resumo sobre a seleção

Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social

Cargos: técnico do seguro social

Vagas: mil + CR

Requisitos: nível médio

Remuneração: até R$5.905,79

Inscrições: de 16 de setembro a 4 de outubro (prorrogadas)

Provas: 27 de novembro

Concurso INSS oferece mil vagas de nível médio

concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Conforme dados da banca organizadora, foram registradas 1.023.494 inscrições.

Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.

Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no   site do Cebraspe  .

Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.

Fonte: Folha Dirigida.