Realizadas no último domingo, 27, as provas do concurso INSS foram aplicadas em todo país, tendo mais de 1 milhão de convocados.
Nesta terça, 29, os gabaritos preliminares foram liberados, por meio de consulta individual, no site da banca . Os recursos serão aceitos até as 18h do dia 2 de dezembro.
Ao todo, o exame contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Ética no Serviço Público;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo;
Raciocínio Lógico; e
Noções de Informática.
Para ser aprovado, é preciso ter alcançado nota igual ou superior a dez pontos na parte de Conhecimentos Básicos, 21 ou mais na área Específica e, pelo menos, 36 pontos no conjunto das provas.
De acordo com o edital, serão convocados para o curso de formação os classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
Os habilitados realizarão o curso de formação nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Durante todo o dia, Folha Dirigida acompanhou, em tempo real, a aplicação dos exames. Na Universidade de Guarulhos (UnG), em São Paulo, o dia foi marcado pela desorganização e protesto de candidatos.
Segundo candidatos, às 15h45, ou seja, uma hora e 45 minutos após o horário marcado para o início dos exames, os cadernos de prova ainda não tinham sido distribuídos."Prova do INSS pela Cebraspe ainda não começou na UnG em Guarulhos. Há relatos que a prova ainda não está no local. Candidatos revoltados. Agora, são 15h45 e a previsão de início era 14h10", disse um dos candidatos no Twitter.
Nas redes sociais, diversos candidatos compartilharam vídeos do interior da UnG. Filas, confusão e até televisão para assistir aos jogos da Copa do Mundo foram registrados. Nesta unidade, as provas acabaram suspensas e serão remarcadas.
Nos demais locais pelo país, o concurso INSS segue normalmente.
Além da confusão na UnG, candidatos também relataram dificuldades com as questões da prova."Meu deus a prova do INSS foi um terror", disse um candidato."Nem a seleção da Espanha naquele 7x0 contra a Costa Rica chutou tanto quanto eu chutei hoje no concurso do INSS. Terminei a prova de 120 questões em 1h", publicou no Twitter outra concorrente.
O concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Conforme dados da banca organizadora, foram registradas 1.023.494 inscrições.
Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo ficou com a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.
Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe .
Ao todo, o Instituto Nacional do Seguro Social seleciona para o preenchimento de mil vagas, no cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os aprovados e contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de 40 horas. O regime de contratação será o estatutário, que assegura a estabilidade do servidor público.
Fonte: Folha Dirigida.