Concurso INSS: governo Lula projeta novo edital para 1.000 vagas

Publicada em 01 de dezembro de 2022 às 14h28m
Por Professor Isaquel Silva

Um novo  concurso INSS está na mira da equipe de transição do governo eleito. Conforme documento, que está sendo elaborado sobre mudanças na Previdência Social, a contratação de mil novos servidores pode ser proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social conta com uma seleção em andamento, que visa contratar mil novos técnicos do seguro social, carreira de nível médio.

No entanto, vale lembrar que o aval concedido para a seleção deixou de fora a carreira de analista do seguro social, de nível superior. Neste caso, 1.571 oportunidades constavam no pedido enviado pela autarquia ao Ministério da Economia.

Além de não contemplar a carreira, a equipe de transição do novo governo entende que a contratação de mil técnicos não atende à demanda do próprio INSS, que chegou a solicitar ao ME mais de 7 mil vagas, antes de receber o aval para mil postos. 

Os estudos para um novo concurso, assim como as mudanças a serem propostas na Previdência Social, estão sendo tratados internamente pelo grupo, com o intuito de não causar ruídos para a aprovação da "PEC da Transição", que busca acomodar no Orçamento de 2023 gastos com programas sociais e investimentos.

Para o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, é preciso reequipar o INSS e abrir concursos públicos para novos servidores.

"É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos", disse à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).

 

Panorama concurso INSS

O atual concurso INSS está em andamento e teve as avaliações objetivas aplicadas no último dia 27 de novembro de 2022.

Ao todo, conforme dito anteriormente, foram ofertadas 3.373 oportunidades, entre vagas imediatas e em cadastro de reserva, divididas assim:

1.000 vagas imediatas;

2.373 vagas para formação de cadastro reserva.

As remunerações iniciais foram estipuladas no valor de R$ 5.905,79 e mais diversos outros benefícios. Para o cargo, é exigido nível médio.

O certame registrou mais de um milhão de inscritos. 

Os gabaritos preliminares já podem ser consultados página do Cebraspe, banca organizadora responsável pelo certame. Veja aqui!

Concurso INSS – provas em Guarulhos

No dia 27 de novembro foram registrados problemas na aplicação de provas do concurso INSS na Gerência Executiva da cidade de Guarulhos.

Na Universidade Guarulhos (UnG), candidatos relataramo atraso na chegada dos cadernos de questões. 

Para a cidade, foram destinadas sete vagas imediatas, além das oportunidades para formação de cadastro reserva.

As provas foram remarcadas e um novo cronograma foi disponibilizado.