Concurso PC AL: provas para delegado são adiadas e novo edital sairá

Publicada em 03 de dezembro de 2022 às 21h50m
Por Professor Isaquel Silva

Marcadas para agosto, e, posteriormente, adiadas para este mês de dezembro (dia 11), as provas do concurso PC AL, para o cargo de delegado, serão remarcadas.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 2, pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag AL), Renata Santos, durante coletiva de imprensa.

Segundo ela, a oferta de vagas também será alterada, passando de 80 para 100 (50 imediatas e 50 no cadastro reserva).

De acordo com a secretária, um novo edital será publicado na semana que vem, contendo o cronograma com a reabertura das inscrições e nova data das provas.

"Após muita discussão da equipe de transição, foi verificado que a quantidade de vagas ofertadas no certame traria um risco para a Polícia Civil pela quantidade de delegados que estão para se aposentar pela continuidade do trabalho. Depois de muita conversa, levamos para o governador a possibilidade de aumentar a quantidade de vagas", explicou Renata Santos.

 Ainda segundo a titular, a decisão por reabrir as inscrições, para dar mais chance para quem não conseguiu se inscrever, e remarcar as provas agrada e desagrada.

"É uma notícia de última hora. Alguns concurseiros vão ficar chateados, alguns com voos e hotéis reservados, mas foi feita essa análise. Vão ter mais tempo de estudar e mais chances", avaliou a secretária.

Até o momento, o Cebraspe, organizador, ainda não se manifestou. Vale lembrar que, pelo último cronograma, o edital de convocação para as provas seria divulgado no dia 1º de dezembro, o que não ocorreu.

Concurso PC AL para delegado foi aberto em maio

Previsto para ser reaberto, o concurso PC AL, para o cargo de delegado, teve o seu edital publicado em maio deste ano.

Inicialmente, foram oferecidas 80 vagas, exigindo dos candidatos o nível superior em Direito. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$20.665,50, para uma jornada de 40 horas.

À espera de um novo cronograma, os candidatos do concurso PC AL serão avaliados em diversas etapas, sendo elas: provas objetivas e discursivas, Teste de Aptidão Física (TAF), exames laboratoriais e médicos, avaliações psicológica e de títulos, investigação social e curso de formação policial.

A prova objetiva será composta por 120 questões, sendo elas de:

Conhecimentos Gerais (30 perguntas)

Língua Portuguesa; e

Informática.

Conhecimentos Específicos (90)

Direito Penal;

Direito Processual Penal;

Direito Constitucional;

Direito Administrativo;

Direito Civil;

Legislação Complementar;

Medicina Legal;

Já a prova discursiva terá três questões, que poderão abordar disciplinas de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional.

Para ser aprovado na objetiva e ter seu exame discursivo corrigido, o candidato deverá obter nota igual ou superior a seis em Conhecimentos Gerais, 27 na parte Específica e 36 no total, além de se classificar entre os 190 primeiros, na ampla concorrência. 

Após a conclusão dessas etapas, os candidatos serão convocados para os outros exames, em datas e horários a serem publicados pelo Cebraspe. 

Com o término do concurso, a seleção será homologada e ficará válida por dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Nesse período, serão realizadas as convocações. 

Fonte: Folha Dirigida.