Um novo concurso para Câmara Municipal de Maceió, em Alagoas, será realizado em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 30, pelo presidente da Casa, vereador Galba Netto.
De acordo com ele, o primeiro passo será fazer um levantamento de quantas aposentadorias de servidores devem ser feitas no próximo ano. Assim, será possível dimensionar a quantidade de vagas e as áreas para o edital.
Segundo Galba Netto, esse estudo preliminar deve ser concluído até o mês de maio.
“Muitos servidores da Casa já estão aptos a se aposentar. Acreditamos que entre abril e maio já devemos ter um cenário muito definido para que nós possamos fazer o quantitativo de vagas e as áreas que serão necessárias para fazer o lançamento desse edital", disse, em entrevista ao 'Bom Dia Alagoas', da TV Globo.
O presidente da Câmara garantiu que o edital será publicado em 2023 e mandou um recado aos concurseiros do estado:
"Os concurseiros e todos os alagoanos que estão esperando mais uma oportunidade, podem ficar atentos porque, em 2023, nós iremos fazer o lançamento do edital".
Em novembro, Galba Netto, teve um encontro com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, e o vereador Chico Filho, em que a realização do concurso foi incluída no planejamento da gestão.
Além disso, foi feito o convite para que o Ministério Público integre a comissão organizadora do concurso público.
Desde 2018, a Câmara de Maceió AL não realiza concurso para efetivos. Na época, foi publicado um edital com oferta para cargos de nível superior.
A seleção teve duas vagas para analista de controle interno e duas para analista de planejamento e orçamento. Além disso, também foi formado um cadastro de reserva. A remuneração de ambos os cargos foi de R$4.138,08.
Para se inscrever a analista de controle interno era preciso ter ensino superior completo em Ciências Contábeis e registro de contador. Já para analista de planejamento e orçamento, foi necessário ser formado em Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Direito.
Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Fundamentos de Administração Pública e Conhecimentos Específicos, com um total de 50 questões.
Analista de Controle Interno
Registro da execução orçamentária e extra orçamentária; Verificação da existência, atualização e adequação dos registros dos Livros ou Fichas de controle orçamentário, do Diário, do Razão, do Caixa, dos Boletins de Tesouraria e dos livros da Dívida Ativa, em conformidade com as normas legais; Geração e consolidação dos demonstrativos contábeis, bem como a finalização da prestação de contas anual a ser encaminhada ao TCE-AL e etc.
Analista de Planejamento e Orçamento
Assessoramento na elaboração do PPA para o quadriênio seguinte e avaliação do PPA vigente, com proposição, se necessário, de revisões nas diretrizes estabelecidas no plano; Elaboração da proposta de LDO para o exercício seguinte e controle da execução do orçamento anual corrente, inclusive as modificações realizadas através da abertura de créditos adicionais; Assessoramento na elaboração da proposta da LOA e acompanhamento / controle de sua execução e etc.
Fonte: Folha Dirigida.