Falta pouco para o concurso para professor da rede municipal do Recife ser lançado. Sem especificar data ou prazo, o secretário de Educação da capital pernambucana, Fred Amancio, afirmou nesta segunda-feira (23) que a expectativa é que o edital "seja lançado a qualquer momento".
Segundo ele, o texto final do edital está pronto, em análise pela Procuradoria Geral do Município. Quando o órgão liberá-lo, o concurso será divulgado. "Não vou prever data, mas o edital pode sair a qualquer momento. Está na procuradoria para avaliar se precisa de algum ajuste no texto", afirmou Fred Amancio.
No final do ano passado, em entrevista ao JC, o prefeito João Campos prometeu lançar o certame "na virada desse ano", ou seja, no início deste ano de 2023.
A previsão é que sejam abertas mil vagas, sendo 800 para professor 1 (educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e 200 para professor II (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). Uma das novidades será a realização de provas práticas, além dos testes objetivos.
A empresa responsável pelo concurso será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a mesma contratada pelo governo de Pernambuco para realizar os concursos de professor, analista e assistente educacional para a rede estadual de ensino.
O concurso na rede municipal do Recife é uma promessa feita por João Campos em junho de 2021. Foram dados outros prazos para lançamento do certame, o que ainda não se concretizou.
A rede tem cerca de 5 mil professores, 331 creches e escolas e 95 mil estudantes matriculados.
Em Olinda, no Grande Recife, a prefeitura está com inscrições abertas para concurso que vai selecionar 230 professores para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano). Também para o Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo) e para educação especial.
As inscrições vão até a terça-feira (31) da próxima semana e custam R$ 120. As provas estão previstas para 19 de março. O certame será organizado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Organizacional (IBDO).
Para a rede estadual de Pernambuco haverá concurso com 155 vagas, sendo 101 para professores de música e 54 para educação especial.
As inscrições começarão na próxima segunda-feira (30) e vão até 1º de março, no site do Cebraspe. A taxa de inscrição é de R$ 130. As provas objetivas estão previstas para 2 de abril.
Fonte: JC.