Novidades importantes para quem busca uma oportunidade na Segurança Pública do Estado do Piauí. O governador Rafael Fonteles confirmou a realização do concurso Bombeiros PI em 2023, falou sobre nomeações e da seleção da Polícia Civil.
Em entrevista na manhã desta terça, 24, o chefe do executivo garantiu que a prioridade para este ano será a nomeação dos 1.500 policiais do concurso da PM, que estarão em formação.
Além disso, mencionou que os esforços também estarão na programação do PPA, visando planejar o que poderá ser realizado nos próximos três anos de mandato, além de oportunidades para a Segurança Pública e outras áreas.
Um dos grandes destaques no discurso do governador foi a confirmação do concurso Bombeiros PI para o ano de 2023. Segundo ele, a seleção está no planejamento e destacou que há déficit.
“(...) temos uma carência muito grande”, disse o governador sobre o Corpo de Bombeiros.
Vale destacar que este concurso já está em trâmites bem avançados, inclusive de contratação de banca. A ratificação da dispensa, autorizando a contratação da instituição, já foi publicada oficialmente.
A Fundação Universidade Estadual (Fuespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), é quem ficará à frente da próxima seleção de soldados do estado.
Se por um lado o edital do Corpo de Bombeiros foi confirmado, o concurso PC PI não ocorrerá mais em 2023, segundo o próprio governador Rafael Fonteles.
O chefe do executivo garantiu que, com exceção dos Bombeiros, novos concursos não serão realizados no estado enquanto o PPA não for elaborado e estiverem definidas as metas englobando todas as áreas.
Em dezembro, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, informou que a minuta de edital do novo concurso PC PI encontra-se pronta. A fala foi dada durante a formatura do Curso de Operações Policiais (COP). Entretanto, não é uma garantia de publicação.
"Temos a minuta de um edital pronta, mas falta debatermos com o Governo do Estado e saber se é viável lançar agora", destacou o delegado-geral.
Segundo o delegado-geral, o concurso deve contemplar todos os cargos. "O principal objetivo é também formar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter um acréscimo de servidores no próximo ano", disse.
Pelas redes sociais, em outubro, o governador eleito, Rafael Fonteles, falou sobre a criação de novas delegacias especializadas e, para aumentar o efetivo, prometeu contratar novos policiais, com a realização de concursos Segurança PI anualmente, tendo o reforço de, pelo menos, mil agentes por ano.
"Vamos contratar 4 mil novos policiais e a ampliar o sistema de inteligência e de tecnologia da Segurança Pública", disse em suas redes sociais.
Fonte: Folha Dirigida.