Um novo concurso PM PI a cada ano, é o que promete o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Em sua mensagem anual na abertura da primeira sessão legislativa da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), o chefe do Excutivo prometeu contratar 4 mil novos policiais.
Para isso, 1.600 aprovados no último concurso da Polícia Militar do Estado serão convocados este ano.
Vale lembrar que a seleção ofereceu mil vagas e teve seu cadastro de reserva autorizado, permitindo que cerca de 600 candidatos sejam chamados.
Além das convocações, o governador afirmou que mais 800 policiais serão contratados a cada ano do seu governo. Desta forma, pelos próximos três anos (2024, 2025 e 2026), um novo edital deverá ser publicado, somando 2.400 vagas no final da gestão.
A meta do governador já havia sido anunciada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
"A ideia que vamos implementar é 4 mil novos policiais, ou seja, quase dobrando o efetivo da PM do Piauí", explicou Chico Lucas, em entrevista durante a posse do governador Rafael Fonteles, no dia 1º de janeiro.
Os candidatos aprovados nas vagas imediatas do concurso PM PI, para soldados e oficiais, já foram convocados. Esses concorrentes realizaram todas as etapas, sendo elas:
provas;
exame de saúde (médico e odontológico);
exame de aptidão física;
avaliação psicológica; e
investigação social.
O concurso da Polícia Militar do Piauí ofereceu 1.040 vagas, sendo mil para o curso de formação de soldados e 40 para oficiais. Os ganhos serão de 3.470,66 e R$6.170,09, respectivamente.
No caso do posto de soldado, era preciso ter o nível médio completo, enquanto a exigência para o oficialato da Polícia Militar do Piauí foi o bacharelado em Direito.
A corporação exigiu ainda altura mínima de 1m60 (homens) e 1m55 (mulheres), além da carteira de habilitação na categoria "AB".
Conforme Lei publicada em dezembro, a idade para participar do concurso de soldado é de 18 a 35 anos, e, para oficial, entre 21 e 35 anos.
Com a criação do cadastro de reserva, realizam as demais etapas agora os candidatos que conquistaram a aprovação na primeira etapa. Ao fim da seleção, cerca de 600 aprovados devem tomar posse, assim como os habilitados nas vagas imediatas (mil).
Fonte: Folha Dirigida.