Concurso Câmara de Maceió AL: presidente confirma edital até junho

Publicada em 07 de February de 2023 às 21h38m
Por Professor Isaquel Silva

O edital do concurso para Câmara Municipal de Maceió, em Alagoas, será publicado ainda no primeiro semestre, ou seja, até junho. O prazo foi informado pelo presidente da Casa, Galba Neto, em entrevista à TV Gazeta nesta terça-feira, 7. 

De acordo com Galba Neto, internamente, os processos de aposentadorias de servidores estão em finalização. Em seguida, será iniciado o levantamento da necessidade de vagas a serem preenchidas pelo concurso. 

A comissão organizadora da seleção já está sendo formada. Há possibilidade de integrantes do Ministério Público de Alagoas (MP AL) comporem o grupo, a convite da própria Mesa Diretora do Legislativo.

Depois da formação da comissão, o processo licitatório para escolha da banca organizadora será aberto. Uma instituição será contratada para receber as inscrições do concurso, além de viabilizar e aplicar as provas. 

Em novembro do ano passado, Galba Neto teve um encontro com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, para comunicar que a abertura do concurso foi incluída no planejamento da gestão do Legislativo.

Além disso, o presidente da Casa aproveitou para fazer o convite para que o Ministério Público integre a comissão organizadora do concurso.

"Como poder legislativo, que tem a responsabilidade de representar os interesses da população, também precisamos estar preparados para a nova realidade administrativa que precisa ser oxigenada. Reconhecemos a importância dos nossos servidores em atividade, mas há necessidade de projetarmos o poder para o futuro", disse Galba.

A expectativa é de que o Poder Legislativo Municipal consiga concluir o concurso em 2023, para garantir posterior convocação antes do calendário eleitoral de 2024.

Último concurso Câmara de Maceió AL ocorreu em 2018

Desde 2018, a Câmara de Maceió AL não abre novos concursos para efetivos. Na ocasião, foi publicado um edital com oferta para cargos de nível superior.

A seleção disponibilizou duas vagas para analista de controle interno e duas para analista de planejamento e orçamento. Além disso, ainda foi formado um cadastro de reserva. A remuneração de ambos os cargos foi de R$4.138,08.

Para se candidatar a analista de controle interno era necessário ter ensino superior completo em Ciências Contábeis e registro de contador. Já para analista de planejamento e orçamento, foi preciso ser formado em Ciências Contábeis, Administração, Economia ou Direito.

Os candidatos foram avaliados por prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Fundamentos de Administração Pública e Conhecimentos Específicos, com um total de 50 questões.

Conheça as atribuições de cada carreira do último concurso

Analista de Controle Interno
Registro da execução orçamentária e extra orçamentária; Verificação da existência, atualização e adequação dos registros dos Livros ou Fichas de controle orçamentário, do Diário, do Razão, do Caixa, dos Boletins de Tesouraria e dos livros da Dívida Ativa, em conformidade com as normas legais; Geração e consolidação dos demonstrativos contábeis, bem como a finalização da prestação de contas anual a ser encaminhada ao TCE-AL e etc.

Analista de Planejamento e Orçamento
Assessoramento na elaboração do PPA para o quadriênio seguinte e avaliação do PPA vigente, com proposição, se necessário, de revisões nas diretrizes estabelecidas no plano; Elaboração da proposta de LDO para o exercício seguinte e controle da execução do orçamento anual corrente, inclusive as modificações realizadas através da abertura de créditos adicionais; Assessoramento na elaboração da proposta da LOA e acompanhamento / controle de sua execução e etc. 

Fonte: Folha Dirigida.