Diante da cobrança para a realização de um novo concurso na área de segurança pública, a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, afirmou na última terça-feira, 31 de janeiro, que a governadora está ciente da necessidade e que uma decisão deve sair nos próximos 100 dias. A informação foi divulgada pela coluna de segurança do JC.
O novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Tibério César dos Santos, que assumiu a corporação, no lugar do coronel Roberto Santana, no último dia 5 de janeiro deste ano, destacou a importância de realização de concurso público para policial militar.
A nova Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, delegada federal Carla Patrícia, conversou com o Portal de Prefeitura nesta terça-feira, 14 de fevereiro, sobre a recomposição de efetivo com a realização de novos concursos públicos. De acordo com Carla Patrícia, novos editais devem ser anunciados pela governadora Raquel Lyra (PSDB) “em momento oportuno”.
Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, na sexta-feira, 3 de fevereiro, a deputada estadual Gleide Ângelo argumentou com Raquel Lyra sobre as prioridades para uma melhoria efetiva da segurança pública, solicitando o novo concurso para as quatro operativas (PMPE, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros).
A parlamentar também lembrou que quase 1,5 mil candidatos estão realizando o curso de formação da Polícia Penal, e pediu a divulgação de um cronograma para a nomeação imediata dos aprovados. Em seu plano de governo, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, Raquel ropõe ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
As informações divulgadas pela matéria do JC também mostra que em julho do ano passado, havia 16.722 policiais militares na ativa no Estado. O número mínimo ideal seria de 27.672, ou seja, faltam cerca de 11 mil PMs nas ruas para garantir, de forma mais eficaz, a segurança da população.
Ainda no comando de Pernambuco, o então governador de Pernambuco já tinha autorizado a realização do concurso, algo que não se concretizou, pois não teve o empenho para contratação da banca organizadora.
Vamos estudar!
Enquanto a Governadora Raquel Lyra não oficializa o novo edital para o Concurso da Polícia Militar de Pernambuco, vamos aproveitar o Carnaval para estudar.
Baixe agora um Super Simuladão PM Pernambuco e assista à correção na íntegra da prova.
SIMULADÃO CARNAVAL DO CONCURSEIRO PM PERNAMBUCO
GABARITO DO SIMULADÃO DO CARNAVAL DO CONCURSEIRO PMPE
Acompanhe a correção on-line feita pela equipe de professores do Curso Estou Preparado: