O novo edital do concurso Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros do Piauí) foi tema de reunião realizada na quinta-feira (23/2), entre o comandante-geral, José Rêgo, e o procurador-geral do estado, Pierot Junior.
A expectativa pelo novo certame é grande entre os concurseiros, já que a movimentação do concurso Bombeiros PI vem desde o ano de 2021 e já conta, inclusive, com banca definida (Nucepe).
O certame, em um primeiro momento, seria destinado ao provimento de 100 oportunidades para a carreira de Soldado, mas o concurso poderá ofertar 400 vagas.
De acordo com o portal Lupa1, serão 200 vagas imediatas e outras 200 para formação de cadastro reserva para a carreira que exige o nível médio de formação.
O aumento no número de vagas, segundo relatado pelo governador do Piauí, se deve à intenção de interiorizar o trabalho do Corpo de Bombeiros pelo estado.
Para se tornar um bombeiro no Piauí, o candidato deve possuir os seguintes requisitos:
O último concurso Bombeiros PI foi realizado em 2017. Também organizado pela Nucepe, o certame foi destinado, na época, ao provimento de 110 vagas para a carreira de Soldado. O salário inicial do aprovado foi de R$ 3.100,00.
Os candidatos do concurso de 2017 foram avaliados por meio das seguintes etapas: