A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, se comprometeu na terça-feira, 7, a realizar novos concursos para as forças de Segurança do Estado. De acordo com ela, é preciso recompor os quadros das corporações.
Lyra destacou, por exemplo, a situação do Corpo de Bombeiros. Segundo ela, há uma necessidade latente de suprir o déficit de servidoras para reforçar a fiscalização nas praias.
"A falta de efetivo já atinge Pernambuco há muito tempo. A gente está estudando a recomposição dos quadros, precisa haver concurso público. Mas, não consegue suprir isso de imediato. A gente vai, sim, abrir concursos novos, mas precisa do apoio dos municípios para cumprirem seu papel", afirmou.
A fala da governadora ocorreu em entrevista coletiva após o terceiro ataque de tubarão em duas semanas, nas praias do Grande Recife. Para Raquel Lyra, são necessários mais servidores do Corpo de Bombeiros para aumentar a fiscalização.
Os concursos para Segurança PE eram esperados para o segundo semestre do ano passado, mas não ocorreram por falta de orçamento. A Secretaria da Fazenda não conseguiu empenhar o orçamento para que as seleções fossem abertas no prazo.
Os editais já estavam prontos, mas era preciso verba para contratação da banca organizadora. Caberá, agora, à equipe da nova governadora Raquel Lyra seguir com os trâmites.
Em seu plano de governo, encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral, Raquel Lyra prevê ampliar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
Além de modernizar as Academias de Polícia Civil e Militar e melhorar os Cursos de Formação e Habilitação de Praças Policiais Militares e Bombeiros Militares. Dessa forma, a governadora deve dar os andamentos para que os editais sejam divulgados em breve.
Em setembro do ano passado, o então governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a abertura de concurso com 4.741 vagas para as forças de Segurança do Estado.
Confira a distribuição das vagas do concurso por corporação e cargos:
As oportunidades serão para profissionais com os níveis médio e superior. Os salários atualizados ainda não foram informados.
"Com isso (os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse Paulo Câmara.
O último edital do último concurso PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. A oferta total foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Para se candidatar a oficial da PM PE foi necessário ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área.
Além da escolaridade, para todos os cargos, os candidatos tiveram que apresentar requisitos específicos, sendo:
Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
Ser habilitado para a condução de veículos automotores;
Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
Os exames objetivos para soldados da PM PE tiveram 60 questões sobre Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).
Para oficial da PM PE, a prova exigiu 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação.
Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa.
Os participantes ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.
Fonte: Folha Dirigida.