O edital do concurso PM RN foi novamente retificado, incluindo uma nova data para a realização do exame físico, que acontecerá de 8 a 17 de maio. Além disso, também foi divulgado o resultado preliminar das inscrições.
Nesse caso, o número reduziu de 35 mil candidatos para cerca de 26 mil. A queda ocorre porque muitos não realizaram o pagamento da taxa de inscrição, enquanto outros tiveram suas solicitações indeferidas.
Os recursos contra o indeferimento da inscrição serão aceitos até as 17h desta quinta-feira, 9, por meio do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , organizador.
Ao todo, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte seleciona soldados para o preenchimento de 1.158 vagas, de nível superior.
As oportunidades estão distribuídas entre as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, sendo 1.128 vagas para o primeiro caso e 30 no segundo.
Para as funções de praças, os candidatos deverão comprovar a graduação, nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Já os músicos deverão apresentar a mesma formação mais a habilitação técnica no instrumento exigido, sendo ele:
Além da formação, os candidatos devem ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e até 35 anos de idade. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$1.302, cabendo ainda acréscimos e benefícios.
O aluno soldado que concluir o curso de formação de praças, com aproveitamento, será lotado em qualquer lugar do Estado do Rio Grande do Norte a critério da PM RN.
O concurso PM RN será composto por sete etapas, sendo elas: prova objetiva; exame de habilitação musical; Teste de Aptidão Física (TAF); avaliação psicológica; inspeção de saúde (PM RN); investigação social; e entrevista de heteroidentificação.
As provas objetivas estão previstas para o dia 26 de março, nas cidades de Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros.
No exame de múltipla escolha, serão cobradas 80 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas:
Para ser aprovado será preciso obter, pelo menos, 40% por disciplina e 60% no total da prova. Além disso, somente serão habilitados, para as próximas etapas, aqueles que estiverem classificados dentro do limite de duas vezes a quantidade de vagas por cargo.
Os aprovados serão convocados, no dia 2 de maio, para as demais etapas, a serem realizadas em Natal. Conforme o cronograma, o TAF será aplicado entre os dias 8 e 17 de maio, quando o exame de habilitação musical ocorrerá no dia 7 do mesmo mês.
O resultado final está previsto para o dia 12 de julho. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por dois anos, cabendo prorrogação por igual período.
Fonte: Folha Dirigida.