Temporada Rota das 11 PMPE estreia nesta quarta-feira (15)

Publicada em 15 de March de 2023 às 16h41m
Por Professor Isaquel Silva

A abertura de um novo concurso para a Polícia Militar de Pernambuco foi solicitada com máxima urgência pela deputada estadual Gleide Ângelo (PSB). Ela encaminhou o pedido ao Governo do Estado e às demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023.  De acordo com a parlamentar, há defesagem de mais de 10 mil policiais militares em Pernambuco. A corporação deveria atuar com 26.865 policiais na ativa, mas fechou 2022 com apenas 16.552.

O novo comandante geral da PM PE, coronel Tibério César dos Santos, já reconheceu a necessidade de concurso público para a corporação. Segundo ele, a recomposição de efetivo já foi solicitada à secretária de Defesa Social, Carla Patrícia . 

"Há uma necessidade urgente. Hoje, nós temos mais policiais se aposentando durante o ano do aqueles que entram através do concurso. É urgente realmente a abertura de processo seletivo, de concurso público, para que a gente possa diminuir essa carência de efetivo na nossa corporação", disse o comandante em entrevista coletiva no dia 13 de janeiro. 

Enquanto não sai a oficialização, a Plataforma Estou Preparado continua com intensidade treinando os assinantes para o próximo certame. 

A clássica Rota das 11 (live de resolução de questões) estreia sua nova temporada. NA fase pré-edital, os encontros irão ocorrer às segundas e quartas. E nesta quarta-feira (15) já começa com revisão de Geografia de Pernambuco. 

BAIXE MATERIAL DO ENCONTRO 1: GEOGRAFIA DE PERNAMBUCO

Concurso PM PE será para as carreias de soldado e oficial

Conforme o Governo do Estado, o novo concurso PM PE deve ter oferta de 2.580 vagas. As chances serão distribuídas entre as seguintes carreiras: 

  • Soldados (praças): 2.400 vagas;
  • Oficiais: 180 vagas.

Para soldado da Polícia Militar de Pernambuco o requisito é ter o ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação. Já a carreira de oficial exige graduação em Direito. 

Em ambos os casos, é necessário ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. Os próximos concursos PM PE contarão ainda com um novo requisito de idade.

Em julho do ano passado, foi sancionada a Lei Complementar 498/2022, que aumenta a idade máxima para 30 anos para soldados e oficiais. A exceção é para a carreira de oficial médico, cujo limite será de 35 anos. Os salários atualizados não foram informados. 

Últimos concursos PM e Bombeiros PE foram em 2018

O edital dos últimos concursos PM e Bombeiros PE foi publicado em 2018. No total, foram abertas 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros). 

Para se candiatar a oficial da PM PE foi preciso ter graduação em Direito. Já para o CBM PE, foram aceitas graduações em qualquer área. 

Para todos os cargos, os candidatos também tiveram que preencher requisitos específicos, sendo:

  • Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;

  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores;

  • Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.

Os exames objetivos para soldados da PM PE foram compostos por 60 questões sobre as disciplinas de: Conhecimentos de Língua Portuguesa (15); Conhecimento de Matemática (10); Conhecimentos de Geografia (10); Conhecimentos de História (10); e Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais (15).

Para oficial da PM PE, a prova teve 70 questões, divididas por Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (30) e Conhecimentos Jurídicos (40), além de uma redação. 

Já para oficiais do Corpo de Bombeiros, a divisão das 70 questões foi a seguinte: Linguagens, Códigos e Estatísticas e suas Tecnologias (15), Matemática e suas Tecnologias (15), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (20) e Conhecimentos Jurídicos e Legislação Específica (20), além da redação dissertativa. 

Os candidatos ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.