Concurso INSS pode ter 3.500 classificados, diz sindicalista

Publicada em 14 de September de 2022 às 22h44m
Por Professor Isaquel Silva

concurso INSS pode ter até 3.500 candidatos classificados, sendo mil para as vagas imediatas e 2.500 no cadastro reserva. A informação foi dada na última terça-feira, 13, pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal de Santa Catarina (Sindprevs SC), Luciano Wolffenbüttel.

A previsão do sindicalista foi passada logo após uma reunião conjunta entre a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o presidente do INSS, Guilherme Serrano e representantes do Ministério da Economia.

Confira trecho do vídeo:

Vale lembrar que, apesar da previsão de classificação de 3.500 candidatos, por Lei, o Instituto Nacional do Seguro Social precisa do aval do Ministério da Economia para garantir essas nomeações.

Para isso, é possível que a autarquia solicite ao Ministério da Economia mais vagas, ao longo da validade da seleção, como prevê o  Decreto 9.739 de 2019 , que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal. 

Neste caso, a pasta poderá conceder autorização para o preenchimento de mais 25% das vagas, ou seja, 250 vagas. Já para preencher os demais postos, o governo poderá dar aval por meio de despacho presidencial.

Concurso INSS terá edital nesta quinta, 15

Faltam menos de 24 horas para a publicação do edital do concurso INSS 2022. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social na tarde desta quarta-feira, 14, garantindo a divulgação do documento no Diário Oficial da União (DOU) da próxima quinta, 15.

Na última quinta-feira, 8, o contrato entre a banca organizadora e o Instituto Nacional do Seguro Social, para a realização do concurso INSS, foi publicado. Com o documento já assinado, o próximo passo é a divulgação do edital.

Como antecipado, o concurso será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O contrato entre as partes foi assinado no último dia 5, ou seja, dois dias após a publicação da dispensa.

No último dia, 5, em resposta à Folha Dirigida, a autarquia afirmou que segue "com a previsão de que as provas sejam realizadas ainda este ano".

Com isso, a expectativa é que as avaliações aconteçam a partir do dia 20 de novembro.

Isso porque uma portaria publicada em agosto indica que as provas objetivas podem ocorrer 60 dias após a publicação do edital. O prazo normal é de quatro meses, mas foi reduzido para dois, no início do mês passado.

Como antecipado pelo professor de Direito Previdenciário, Hugo Goes, em sua participação no    FolhaCast , o mais provável são as provas acontecerem em novembro. Ainda assim, há dificuldade em encontrar uma agenda para a realização do exame.

"O mês de novembro seria ideal, porém, em dois domingos haverá o Enem (13 e 20), e, no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá o Enade. Em dezembro também há muitas provas, então a questão é encontrar uma data vazia para realizar o exame", diz o professor, que aposta na aplicação no dia 27 de novembro.

Hugo Goes lembra ainda que, se a prova ocorrer em novembro, haverá tempo para a realização do curso de formação, com o início das convocações já em janeiro de 2023.

Essa previsão é possível, considerando que o Ministério da Economia prevê o provimento dos aprovados no concurso já a partir do primeiro mês do ano que vem.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: 1.000
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: aproximadamente R$6,5 mil
  • Banca: Cebraspe
  • Previsão de edital: 2022

Concurso INSS terá mil vagas de nível médio

O concurso para o INSS foi autorizado pelo Ministério da Economia em junho deste ano. O aval é para preenchimento de mil vagas para técnico do seguro social. A carreira tem como requisito o nível médio completo e oferece ganhos a partir de R$5.186,79.

Ao que tudo indica, a seleção deve seguir os moldes do último edital para a carreira, publicado em 2015. Desta forma, os candidatos realizarão apenas uma prova objetiva, na primeira etapa, ficando de fora assim a possibilidade de aplicação de uma redação.

O exame chegou a ser citado pelo diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto. No entanto, segundo o docente, o INSS deve seguir os padrões da seleção de 2015, não incluindo assim mais uma prova (redação).

Com isso, a prova objetiva deve contar com questões de Conhecimentos Gerais sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Já a parte Específica para a carreira tende a abordar a área de Seguridade Social, com destaque para a disciplina de Direito Previdenciário.

Fonte: Folha Dirigida.