Segundo ele, 140 cargos estão vagos na Guarda Municipal, mas, para este ano, o novo edital a ser publicado deverá contar com 70 vagas.
"O prefeito já sinalizou de forma positiva. Encaminhamos um processo, solicitando novo concurso, e estamos aguardando, acreditamos que, até o final do ano, há a possibilidade real de ter um novo concurso e, com isso, aumentar todo o leque de investimentos", disse.
Em agosto do ano passado, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, já confirmava o edital. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal chegou a anunciar 140 vagas para a instituição.
O cargo de guarda municipal exige o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A/B. Em 2018, quando o último edital foi publicado, a remuneração inicial era de R$1.133.
Publicado em 2018, o último edital para o concurso Guarda de Teresina PI contou com 75 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.
Inicialmente, além das 75 oportunidades, o município informou que os 400 candidatos mais bem classificados ficariam no cadastro reserva, com possibilidade de convocação.
No entanto, até a etapa de investigação social, somente 322 concorrentes foram aprovados. Ao todo, a seleção atraiu 5.563 candidatos para a primeira prova.
A maior disputa ficou entre as mulheres. Com 14 oportunidades, a seleção registrou 1.396 inscrições, gerando uma concorrência de 99 candidatas por vaga.
Já para o sexo masculino, foram registradas 4.092 inscrições para 57 vagas. Desta forma, a disputa chegou a 71 candidatos por oportunidade.
Com a organização do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), os concorrentes foram avaliados em seis etapas, sendo elas:
Na primeira etapa, a prova objetiva, os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.
Fonte: Folha Dirigida.