Marcadas para o próximo domingo, 26 de março, as provas do concurso para soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foram adiadas. O comunicado foi publicado na tarde desta segunda-feira, 20, pela corporação.
As novas datas e os períodos estabelecidos no cronograma serão divulgadas em momento oportuno pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso.
De acordo com a PM RN, o adiamento foi um pedido da banca organizadora do concurso, por falta de logística de recurso pessoal. A corporação garantiu todo o aparato policial para realização das provas.
Desde o dia 14 de março, uma onda de violência atinge cidades do Rio Grande do Norte. Há registros de ataques contra prédios públicos e comércios e queima de veículos.
Os ataques, segundo as autoridades locais, são realizados pela facção criminosa que atua no estado conhecida como Sindicato do Crime.
Mais de mil policiais da Força Nacional, de estados vizinhos, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal Federal foram convocados para reforçar a Segurança no Estado.
Na nota de adiamento das provas do concurso PM RN, a corporação e a banca organizadora não relacionam diretamente a decisão com a onda de violência no estado. A seleção atraiu cerca de 26 mil inscritos para o cargo de soldados.
Quando remarcadas, as provas objetivas serão realizadas nas cidades de Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró, Nova Cruz e Pau dos Ferros. Os candidatos deverão responder a 80 questões, sendo dez para cada uma das seguintes disciplinas:
Para ser aprovado será necessário obter, pelo menos, 40% por disciplina e 60% no total da prova. Além disso, somente serão habilitados, para as próximas etapas, aqueles que estiverem classificados dentro do limite de duas vezes a quantidade de vagas por cargo.
O concurso PM RN ainda terá as seguintes etapas: exame de habilitação musical; Teste de Aptidão Física (TAF); avaliação psicológica; inspeção de saúde (PM RN); investigação social; e entrevista de heteroidentificação.
O concurso para Polícia Militar do Rio Grande do Norte oferece 1.158 vagas para soldados, de nível superior.
As chances estão distribuídas entre as funções de aluno soldado e aluno soldado músico, sendo 1.128 vagas para o primeiro caso e 30 no segundo.
Para as funções de praças, os interessados deverão comprovar a graduação, nos graus bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Já os músicos deverão apresentar a mesma formação mais a habilitação técnica no instrumento exigido, sendo ele:
Além da formação, os candidatos devem ter altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres) e até 35 anos de idade. Os aprovados terão ganhos iniciais de R$1.302, cabendo ainda acréscimos e benefícios.
O aluno soldado que finalizar o curso de formação de praças, com aproveitamento, será lotado em qualquer lugar do Estado do Rio Grande do Norte a critério da PM RN.
Fonte: Folha Dirigida.