Um novo concurso Bombeiros PE deve ser realizado em breve. A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, disse que 300 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco devem ser anunciadas em abril. A informação foi divulgada pelo Jornal do Comércio.
A gestão anterior autorizou a realização do certame para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. A informação foi anunciada dia 8 de setembro de 2022 nas redes sociais do governador da época.
No dia 7 de março, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, informou que está em estudo a realização de concurso para a área de segurança pública do estado. A informação foi passada durante coletiva de imprensa no dia 7 de março.
SOLDADO:
São requisitos legais os previstos na Lei Complementar nº 108 de 14 de maio de 2008, alterada pela Lei Complementar nº 221, de 07 de dezembro de 2012, e Lei Complementar nº 236, de 05 de setembro de 2013, exigidos para ingresso na Qualificação Bombeiro Militar Geral – QBMG-1:
Requisitos Gerais:
Requisitos Específicos:
OFICIAL
Requisitos Gerais
Requisitos Específicos
SOLDADO
OFICIAL
O Governo de Pernambuco publicou, no dia 27 de janeiro de 2017, no Diário Oficial do Estado, o edital para o concurso Bombeiro PE, contemplando 300 vagas para o cargo de Soldado com remuneração inicial de R$ 2.319,88. A taxa de inscrição foi de R$ 129,60.
A banca organizadora do certame foi o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE) e as inscrições começaram no dia 30 de janeiro e seguiram até o dia 26 de março de 2017. A prova de conhecimentos foi aplicada no dia 28 de maio de 2017.
A função exigiu ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da categoria B. A estatura mínima foi de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. Foi preciso, também, ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição do concurso
Com mais de 29 mil inscritos, a banca organizadora do concurso que previu a contratação de 300 soldados para o Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros de Pernambuco registrou uma concorrência de 97 candidatos por uma vaga. No total, foram 29.099 inscrições.
O último concurso Bombeiro PE, realizado em 2017, teve duas Etapas, em que a Primeira, a ser executada pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco – IAUPE, através da sua Comissão de Concursos – CONUPE, destinar-se-á à seleção dos 300 (trezentos) candidatos que participarão da Segunda Etapa, o Curso de Formação e Habilitação de Praças, esta a cargo da Secretaria de Defesa Social, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira etapa contou com quatro fases:
A Segunda Etapa do Concurso consistiu no Curso de Formação e Habilitação de Praças Bombeiro Militar (CFHP BM), de caráter eliminatório e classificatório, a cargo da Secretaria de Defesa Social, para o qual foram convocados apenas os 300 (trezentos) candidatos melhor classificados na primeira fase e considerados aptos em todas as demais fases da primeira etapa.
Cada questão objetiva do concurso Bombeiro PE de 2017 teve o valor de 1,0 (um) ponto, entre 80 (oitenta) questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, no gabarito padrão nas opções de A, B, C, D e E.
As disciplinas foram divididas entre três blocos:
Bloco I – Linguagens, códigos e suas tecnologias:
Bloco II – Matemática e suas tecnologias:
Bloco III – Ciências da Natureza e suas tecnologias:
Bloco IV – Conhecimentos Jurídicos, Atualidades e Ciências Humanas:
A prova discursiva do último concurso Bombeiro PE consistiu numa redação dissertativa, componente do Exame de Habilidades e Conhecimentos, e abordará tema atual sobre o qual o candidato deverá discorrer em um mínimo de 20 (vinte) e no máximo de 30 (trinta) linhas.
A redação dissertativa foi corrigida considerando os seguintes critérios:
Foram convocados para o Exame de Aptidão Física através da imprensa oficial e da Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, os 1.200 (um mil e duzentos) candidatos aprovados e melhor classificados na Primeira Fase do concurso, sendo eliminados do certame todos os demais candidatos que não alcançaram essa classificação.
Para participar dos Exames de Aptidão Física, o candidato teve que entregar à Comissão de Avaliação, nas datas marcadas para a realização das provas, um atestado médico, com a qualificação do candidato, nome completo e número da cédula de identidade, julgando o candidato apto a realizar as provas constantes no item 7.17, emitido num prazo não superior a 30 (trinta) dias, com assinatura do cardiologista emitente e o seu número de registro no Conselho Regional de Medicina.
O candidato que deixou de apresentar o atestado médico ou em desacordo com o item anterior, foi impedido de realizar as provas do exame de aptidão física, sendo, consequentemente eliminado do concurso.
Para as candidatas do sexo feminino foi exigido teste de gravidez (dosagem de beta HCG), realizado em até 30 dias de antecedência da data de início dos Exames de Aptidão Física, com a intenção de, na existência de estado gravídico, prevenir danos à saúde da mãe e do feto.
O Exame de Aptidão Física foi composto pelas seguintes provas, com base na Portaria do Comando Geral do CBMPE nº 063, de 07 de julho de 2016:
Os candidatos considerados aptos no Exame de Aptidão Física foram submetidos à Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, realizada exclusivamente na Cidade do Recife, que foi aplicada por profissionais especializados em Psicologia, de acordo com os parâmetros exigidos.
A Avaliação Psicológica é um processo científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas, métodos, técnicas e instrumentos (testes, inventários, questionários, observações, entrevistas).
A Avaliação Psicológica aplicada para seleção dos candidatos foi composto da aplicação de Questionário Social e Entrevista individual, além de uma bateria de 05 (cinco) testes, sendo: Atenção Dividida; Memória Visual; Inteligência não Verbal; e dois testes de Personalidade.
Para ser considerado apto o candidato teve que apresentar, em cada um dos testes (Atenção Dividida; Memória Visual e Inteligência não Verbal), resultado mínimo de 25% de percentil conforme tabela geral de escolaridade de cada manual.
Nos dois testes de Personalidade foram levantados aspectos quantitativos e qualitativos, nos quais foram analisadas as seguintes características dos candidatos: desempenho, estabilidade emocional, agressividade, ansiedade, impulsividade, vitalidade, organização, capacidade para acatar ordens, adaptabilidade, autonomia, relacionamento interpessoal, energia vital e exibição.
Foram convocados através da imprensa oficial e da Internet, para se submeterem ao Exame Médico, os candidatos considerados aptos na Fase de avaliação Psicológica, que foram avaliados quanto ao seu estado clínico geral, dentário e laboratorial.
O Exame Médico, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, avaliou as condições de Saúde dos Candidatos, e foi realizado em data estabelecida no Calendário de Atividades do Concurso, em horários e local estabelecidos nas listagens de Convocação.
Para submeter-se ao Exame Médico, o Candidato teve que providenciar, sob a sua responsabilidade, e apresentar, sob pena de eliminação do concurso, os Exames a seguir especificados:
Todos os Exames exigidos teve que conter o nome completo do Candidato, o número do RG e ter prazo de validade não superior a 90 (noventa) dias.
Além da apresentação dos exames acima especificados, e objetivando averiguar possíveis causas de incapacidade para se chegar a um diagnóstico preciso das reais condições de saúde física para o pleno exercício do Cargo, os candidatos foram submetidos aos seguintes Exames Clínicos:
O candidato do concurso Bombeiro PE foi submetido à Investigação Social e funcional, de caráter eliminatório, que foi realizado em até 120 dias após a matrícula no Curso de Formação.
A Investigação Social e funcional averigou as condições ético-morais do candidato, e foi realizada pela Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Ficha de Informações do Candidato (FIC), que foi preenchida em data, local e horário informados através do endereço eletrônico da CONUPE/IAUPE, quando, nesta ocasião, o candidato teve que fazer a entrega de uma declaração subscrita, cuja veracidade ou eventual falsidade estavam sujeitas à legislação vigente.
A Segunda Etapa do Concurso do Bombeiro PE consistiu no Curso de Formação e Habilitação de Praças, de caráter eliminatório e classificatório, sendo a sua execução a cargo da Secretaria de Defesa Social.
Foram convocados para participar da Segunda Etapa apenas os 300 (trezentos) candidatos de que tratou o subitem 11.3 do Edital.
Em caso de surgimento de novas vagas, dentro do prazo de validade do concurso, apenas os candidatos aprovados na sua Primeira Etapa, e que não se classificarem entre os 300 (trezentos) convocados para a realização da segunda etapa, puderam ser posteriormente convocados para realizar a Segunda Etapa, segundo juízo de conveniência e oportunidade da Administração.