O edital do novo concurso PM PB está em "fase finalística", segundo o coronel da Polícia Militar da Paraíba, Souza Neto. Apesar do trâmite, ainda não há uma data prevista para a abertura da seleção.
O comandante-geral da PM PB, coronel Sérgio Fonseca de Souza, mantém a previsão de publicação do edital no próximo mês (maio), com uma oferta de 1.100 vagas.
Esse quantitativo, porém, pode mudar. Isso porque, este mês, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou um requerimento para que sejam oferecidas7.500 vagas.
A confirmação foi feita pelo próprio autor, o deputado Taciano Diniz, em suas redes sociais . Apesar da aprovação na Casa, cabe ao governo autorizar tal quantitativo.
Isso, porém, pode não ocorrer, considerando que, nos últimos meses, o orçamento para a realização da seleção tem sido estudado minuciosamente pelo Governo da Paraíba.
Desta forma, o quantitativo de vagas informado pelo coronel Sérgio Fonseca de Souza se mantém, sendo ele:
A oferta do concurso PM PB será para a carreira de soldado, de nível médio. Há previsão de novidades na próxima seleção. Isso porque uma lei reduziu a altura mínima para participação. Agora, a exigência é de açtura mínima de homens de 1m60 e mulheres 1m55.
Ainda de acordo com o comandante-geral, a seleção contará com cinco fases. A primeira fase delas será a prova intelectual, seguida pelos exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social.
Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.
Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.
Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.
Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.
Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de:
Fonte: Folha Dirigida.