Foi publicada no Diário Oficial estadual desta quarta-feira (10/5) a portaria que instituiu a comissão do concurso PM PB (Polícia Militar da Paraíba).
O grupo ficará responsável por analisar as propostas técnicas e financeiras das empresas para a execução do certame. Vale a pena destacar que a comissão também ficará responsável por cuidar dos trâmites burocráticos do concurso Bombeiros PB.
Conforme indicado no documento, a comissão do concurso PM PB é formada pelos seguintes componentes:
Ao todo, o Governo da Paraíba selecionará 1.300 soldados, sendo 1.100 para vagas imediatas e 200 para a reserva, com a seguinte distribuição entre as instituições.
Para se tornar Soldado no estado da Paraíba, o candidato deve possuir o nível médio de formação, além de estatura mínima de 1,60 m (homens) ou 1,55 m (mulheres). Os candidatos deverão ter entre 18 e 32 anos para ingressar na força policial.
Conforme o projeto básico do edital, a banca contratada ficará responsável pela elaboração e aplicação das provas objetivas e discursivas.
O candidato, no ato da inscrição, poderá optar pelo local de realização das provas e testes, que se darão, a princípio, nos seguintes municípios: João Pessoa, Campina Grande e Patos, no Estado da Paraíba.
O exame de múltipla escolha deverá contar com, pelo menos, 50 e, no máximo 80 questões, que serão distribuídas nas respectivas áreas de conhecimento apresentadas pelas instituições em até oito disciplinas.
Já a prova discursiva será composta por uma produção textual. Para ter o exame corrigido, os candidatos terão que conquistar a aprovação na objetiva e classificação em até quatro vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo, em cada corporação.
Ao todo, o Governo da Paraíba espera atrair cerca de 70 mil candidatos para as provas.
Vale lembrar que, após as provas escritas, os aprovados serão encaminhados para as demais etapas, que incluem exames psicológicos, de saúde, de aptidão física e social. Essas avaliações costumam ser realizadas pelas próprias corporações.
Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.
As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.
Cerca de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso, o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.
Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.
Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.
Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de: