Um novo concurso público da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) terá edital lançado para suprir parte da demanda da corporação em breve.
A informação foi revelada pelo comandante-geral da PM-PE, coronel Tibério César dos Santos, após participar do programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta quinta-feira (18).
Em entrevista exclusiva ao NE10, o comandante disse que a PM-PE pode abrir um novo concurso público ainda em 2023.
O novo concurso PM-PE está chegando em boa hora, visto que a corporação conta com cerca de 9,6 mil cargos vagos dentro de sua estrutura.
Segundo o coronel Tibério, atualmente a PMPE conta com um efetivo de 16.400 policiais, mas o número é ainda está abaixo dos 26.000 necessários para suprir a necessidade da corporação.
Se o certame for confirmado, os policiais aprovados no edital PM-PE 2023 devem começar a trabalhar apenas em 2024, após o término do curso de formação.
A expectativa é que o concurso da PM-PE seja escalonado e abra, até o final do ano, cerca de 600 vagas para novos soldados e oficiais.
O número previsto agora é menor que aquel que o então governador Paulo Câmara havia autorizado em 2022: 2.518 vagas. Dessas, 2.400 eram destinadas para praças e 180, para oficiais.
Convém lembrar que a publicação do edital estava prevista para o final de abril e seria anunciada junto ao programa "Todos pela Segurança", substituto do Pacto pela Vida.
Fonte: Jc/NE10