Após o Governo do Paraná anunciar o aval para o novo concurso PM PR e Bombeiros PR, o despacho do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi publicado no Diário Oficial do Estado.
Desta forma, a seleção está autorizada oficialmente. Ao todo, o novo edital contará com 360 vagas para soldados, sendo elas:
Com essa autorização, a Secretaria de Segurança Pública do Estado poderá contratar a empresa responsável pela organização e realização do concurso.
Somente com a banca contratada, o edital poderá ser publicado. A expectativa é para que isso ocorra ainda este ano.
Com base nos últimos editais, os interessados deverão apresentar nível médio completo e, no máximo, 30 anos de idade (no primeiro dia de inscrição do concurso), assim como carteira de habilitação tipo "B". O salário inicial previsto é de R$5.401,58.
O novo concurso será o segundo da atual gestão, para essas duas classes. Essa também será a primeira contratação para o Corpo de Bombeiros, depois da desvinculação da estrutura hierárquica da PM PR, promulgada pela Assembleia Legislativa
Confira detalhes dos últimos concursos PM PR e BM PR
Ao todo, o último concurso contou com 2.400 vagas para soldados, sendo 2 mil para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.
Para concorrer, era preciso ter o nível médio completo e, no máximo, 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição.
Além disso, o candidato precisava ter carteira de habilitação ou permissão para dirigir na categoria "B", no mínimo, válida e sem impedimentos (categoria "A" não supre esse requisito).
No ato da inscrição, era preciso optar por um dos seguintes municípios para, preferencialmente, realizar a prova objetiva, sendo eles:
Realizadas em junho de 2021, as provas do concurso PM PR e Bombeiros PR contaram com 60 questões, sendo elas de Língua Portuguesa (15); Matemática (12); História (dez); Geografia (12); Informática (sete); e Estatuto da Criança e do Adolescente (quatro).
Segundo o governo, o índice de abstenção ficou em 44,2% (70.018 candidatos não compareceram à prova). A seleção teve 155,7 mil inscritos, sendo 137.377 para soldado da PM e 18.324 para bombeiro militar.
Somente foram aprovados aqueles com nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo. Os habilitados, dentro do número de vagas especificado no edital, tiveram a redação corrigida.
A seleção ficou válida por um ano, após a homologação do resultado final da segunda turma. Em 2022, as convocações foram anunciadas.
Fonte: Folha Dirigida.