Nesta quinta-feira (25), a banca IDECAN disponibilizou a lista de inscritos no Concurso Público da Guarda Fortaleza-CE.
A organizadora informa que "fica assegurado o direito de recurso contra a Relação de Inscritos no período de 25 a 26 de maio de 2023, por meio da Área de Candidato, acessível pelo endereço eletrônico www.idecan.org.br."
A Prefeitura do município visa o provimento imediato de 1.000 vagas para Guarda Municipal. Cargo exige nível médio de escolaridade e tem remuneração inicial de R$ 3.152,78.
Serão 750 vagas para ampla concorrência, 50 para candidatos com deficiência e 200 para candidatos candidatos negros.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 80 questões de múltipla escolha (quatro alternativas), valerá o máximo de 100 pontos.
As provas estão confirmadas para o dia 18 de junho.
Com duração de 4h, a avaliação será realizada no turno da tarde, na cidade de Fortaleza.
O edital está ofertando, 1.000 oportunidades imediatas de nível médio, para o cargo de Guarda Municipal, distribuídos da seguinte maneira:
A lotação dos selecionados deverá ser em Fortaleza – CE.
De acordo com o edital, os aprovados farão jus à remuneração inicial de R$ 3.152,78 + auxílio alimentação, devendo cumprir uma jornada de 40 horas semanais.
Requisitos
O candidato deverá atender, cumulativamente, para investidura no cargo, aos seguintes requisitos:
O certame da Guarda Municipal de Fortaleza irá avaliar os candidatos por meio de 6 etapas, sendo elas:
Confira mais detalhes sobre as etapas:
Prova objetiva
A prova objetiva será aplicada no dia 18 de junho de 2023, das 14h às 18h (horário de Brasília), no município de Fortaleza, no Ceará.
A Prova Objetiva conterá 80 questões do tipo múltipla escolha e será de caráter classificatório e eliminatório.
Serão cobradas as seguintes disciplinas. Confira:
A avalição valerá 100 pontos e será considerado aprovado nesta fase o candidato que:
Inspeção de Saúde e Exame Toxicológico
Serão convocados para participarem desta fase do concurso os candidatos que forem habilitados na prova objetiva.
Os exames solicitados para a Inspeção de Saúde serão providenciados pelo próprio candidato, devendo permitir a avaliação da condição de saúde do participante e da aptidão para o exercício de cargo público da área da segurança.
A partir da análise da avaliação médica das condições de saúde, conferência dos exames laboratoriais e complementares, o candidato será considerado “apto” ou “inapto”.
Os Exames de Saúde requeridos são:
Teste de Aptidão Física (TAF)
O Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, visa avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias do cargo.
Os convocados para participar dessa etapa são todos os candidatos aprovados na Inspeção de Saúde e Exame Toxicológico.
Será considerado “inapto” no TAF e, consequentemente, eliminado do concurso, o candidato que:
O TAF consistirá em submeter o candidato a 4 testes, a serem realizados na seguinte sequência:
Os teste serão aplicados em sequência, porém haverá uma pausa de 10 minutos entre um e outro.
Avaliação psicológica
De presença obrigatória e de caráter eliminatório, esta fase irá compreender a aplicação coletiva e(ou) individual de instrumentos capazes de aferir, de forma objetiva e padronizada, os requisitos psicológicos do candidato para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo.
A avaliação psicológica será realizada por banca examinadora constituída por membros regularmente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.
A banca examinadora deverá utilizar-se de testes psicológicos validados no país e aprovados pelo CFP, bem como aplicá-los em conformidade com as normas em vigor para testagem.
O candidato que não comparecer à realização da Avaliação Psicológica, ou que não apresentar os requisitos psicológicos necessários ao exercício do cargo, será eliminado do concurso.
Investigação social
A realização da Investigação Social, de caráter eliminatório, tem por finalidade avaliar a conduta e idoneidade moral do candidato.
Serão submetidos os participantes que forem aprovados nas etapas anteriores, e o objetivo é apurar se o candidato ao cargo apresenta procedimento social e tem idoneidade moral compatíveis com a dignidade da função escolhida, conforme as informações coletadas e processadas, verificando se os padrões ético-morais são condizentes com a vida do profissional.
Curso de formação
O Curso de Formação terá caráter eliminatório, e poderá ser realizado de forma fracionada em turmas, respeitada a ordem classificatória, sendo considerados aptos para o realizarem os candidatos aprovados dentro do número de vagas.
O Curso de Formação Profissional, última etapa seletiva, terá duração de 400 horas.
Será eliminado do concurso o candidato que:
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN é um instituto de direito privado, sem fins lucrativos, criado na forma de associação, sem caráter político, racial ou confessional, com personalidade jurídica própria e constituída por tempo determinado, com base na legislação civil.
A empresa é sediada no Distrito Federal e tem um estilo de questões com dificuldades variadas, utilizando muitos enunciados enxutos.
Além disso, as questões são em formato “ABCDE”, como na maior parte dos concursos do Brasil, o que torna tudo mais fácil.
Mas não se engane: isso não significa que as questões são fáceis, uma vez que sempre podem aparecer pegadinhas.
Por isso, é importante resolver questões de provas passadas, para treinar. Estudar tópicos de gramática e interpretação de textos em língua portuguesa também é fundamental.