Com 1.027 vagas, o edital do concurso Embrapa está cada vez mais perto de ser publicado. A página oficial da seleção já foi criada no site da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Fontes internas da Embrapa informaram à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida que o edital já está pronto, restando apenas a publicação.
A expectativa, segundo as fontes, é que o edital seja disponibilizado até sexta-feira, 29 de novembro.
As inscrições deverão ficar abertas em dezembro, com provas sendo aplicadas depois de fevereiro de 2025.
A própria Embrapa confirma que o concurso será realizado pelo Cebraspe e terá edital divulgado nos próximos dias:
Página oficial do concurso Embrapa 2024
(Foto: Reprodução)
Há uma preocupação da Embrapa em adequar o edital às leis vigentes, sobretudo quanto às cotas raciais e de pessoas com deficiência, de forma a tornar o concurso mais inclusivo.
Já foi feito um sorteio público para complementar a alocação das vagas de reserva legal em opções de perfil.
Em nota oficial, a Embrapa disse que os preparativos estão transcorrendo "dentro dos devidos prazos contratuais, cumprindo o compromisso da empresa em garantir o pleno atendimento às exigências de um concurso público deste porte, bem como das futuras contratações".
A oferta do concurso será de 1.027 vagas para os cargos de assistente, técnico, analista e pesquisador. As oportunidades deverão contemplar todos os níveis de escolaridade.
Para o cargo de assistente, a Embrapa apresenta três classes (A, B e C), que podem exigir nível fundamental ou médio/técnico.
O contrato com o Cebraspe, para organizar o concurso, indica que o cargo de nível fundamental estará no edital.
Por sua vez, o técnico da Embrapa exigirá o nível médio, enquanto os cargos de analista e pesquisador da Embrapa terão o nível superior como requisito.
Para pesquisador, especificamente, será possível a cobrança também de pós-graduação (mestrado ou doutorado), em áreas determinadas no edital. O número de vagas por cargo ainda não foi revelado.
Em resposta ao Folha Dirigida, o diretor-executivo da Embrapa, Alderi Emídio, informou que, além das 1.027 vagas imediatas, o concurso ainda formará um cadastro de reserva.
Os excedentes poderão ser chamados durante todo o prazo de validade do concurso, de dois anos podendo chegar a quatro, conforme novas vagas surgirem com a aposentadoria de servidores.
"Tudo isso abre um quadro de reserva muito grande. Após a contratação dessas 1.027 vagas, nós também teremos um cadastro de reserva que vai poder ficar aguardando ser chamado".
Os aprovados no concurso da Embrapa terão salários iniciais de até R$12 mil. A seguir, confira os valores de cada cargo:
Além disso, a Embrapa disponibiliza auxílio-transporte e uma série de benefícios aos funcionários, como auxílio-alimentação e assistências pré-escolar, médica e odontológica, além de exames periódicos.
A contratação ocorre pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Outra informação já confirmada pela Embrapa é que o concurso será de caráter nacional, ou seja, com as vagas divididas pelas unidades da empresa em todo o país.
O diretor-executivo da Embrapa, Alderi Emídio, revelou que os provimentos dos cargos ocorrerão na sede da empresa, em Brasília DF, e em 43 unidades distribuídas pelo país.
“As vagas estão distribuídas conforme as demandas enviadas pelas chefias das unidades descentralizadas. Temos necessidades variadas em todo o Brasil, atuamos em todos os biomas e, obviamente, cada gestor de unidade descentralizada tem suas próprias demandas. Em algumas, vamos precisar de mais técnicos; em outras, de mais assistentes; e, em outras, de mais pesquisadores. Portanto, tudo isso está direcionado às necessidades específicas de cada região”, destacou.
Saiba quais são as 43 unidades descentralizadas da Embrapa e a localização de cada uma delas:
O Cebraspe foi contratado como o organizador do novo concurso Embrapa. Ele será o responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas aos candidatos.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao contrato assinado entre a banca e a empresa. O documento traz a estrutura de provas da seleção. Veja:
A previsão, de acordo com o cronograma preliminar, é finalizar o concurso em 2025.
Confira quais são as datas previstas:
Desde 2009, a Embrapa não tem novos concursos públicos. O último edital trouxe a oferta de 680 vagas imediatas para cargos de todos os níveis de escolaridade.
As chances foram para pesquisador, analista e assistente nas classes A e B.
O Instituto Cetro foi o organizador. O concurso foi composto pelas seguintes etapas:
Na prova objetiva, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Plano Diretor da Embrapa e Conhecimentos Específicos.
Fonte: Folha Dirigida.