Um novo concurso PM PI está confirmado e deve acontecer a partir do segundo semestre deste ano. O quantitativo de vagas e os cargos que serão ofertados ainda não foram confirmados.
Em entrevista, o secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, esclareceu que o concurso da PM PI será lançado após a conclusão da terceira turma do curso de formação.
"O governador fez o compromisso de chamar 4 mil novos policiais. Já chamou mais de 2.500 e vai chamar mais 600 agora, totalizando mais de 3 mil. Vamos lançar o concurso da Polícia Civil e, em breve, quando terminar essa T3 (terceira turma) faremos um novo concurso da Polícia Militar", disse o chefe da pasta.
A declaração foi dada durante sua participação no Programa O Dia TV, na última terça-feira, dia 4. Ele também destacou as ações do governo para fortalecer a Segurança Pública no estado.
Há duas semanas, o comandante-geral da PM PI, coronel Scheiwann Lopes, revelou que a formatura da terceira turma está prevista para coincidir com o aniversário da Polícia Militar do Piauí, em 25 de junho.
Com a confirmação de que o concurso ocorrerá após a formatura da T3, o edital do concurso da Polícia Militar deve ser publicado no segundo semestre deste ano.
Além do secretário, o governador Rafael Fonteles também já se manifestou diversas vezes sobre a intenção de realizar um novo concurso para a Polícia Militar do Piauí em 2025. Segundo ele, o objetivo é aumentar o efetivo da corporação.
Fonteles confirmou a meta mencionada pelo secretário Chico Lucas, de alcançar 4 mil homens e mulheres nas forças de Segurança do estado. No entanto, o governador não detalhou o número de vagas que será oferecido no próximo concurso.
"Teremos que fazer novo concurso no ano que vem para cumprir nossa meta de 4 mil homens e mulheres nas forças de Segurança do Piauí. Devemos ultrapassar 3 mil homens e mulheres no próximo ano, então ficará faltando ainda cerca de mil, que devemos nomear com os novos concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar. A quantidade de concursados vai depender do que vamos ter na próxima turma da Polícia Militar", disse o governador.
No primeiro semestre do ano passado, o governador já havia confirmado que um novo concurso para a Polícia Militar do Piauí estava nos planos do governo, embora ainda não houvesse informações sobre o andamento dos preparativos.
Durante a celebração dos 189 anos da Polícia Militar do Piauí, ele reafirmou a realização do concurso, mas não forneceu detalhes sobre a oferta de vagas.
“Quando encerrar esse chamamento, a gente fará novo concurso da Polícia Militar, assim como já foi anunciado o concurso da Polícia Civil para o próximo ano. E tanto o concurso da Polícia Penal e dos Bombeiros seguem em andamento com 400 vagas cada um”, destacou Fonteles.
A organização dos últimos concursos para a Polícia Militar do Piauí ficou a cargo da Nucepe. As seleções ofereceram um total de 1.040 vagas, sendo 1.000 para o cargo de soldado e 40 para oficiais.
De acordo com o edital de 2021, os salários variavam: R$3.470,66 para os soldados e R$6.170,09 para os oficiais.
Para se candidatar ao cargo de soldado, era necessário ter o ensino médio completo e idade entre 18 e 35 anos.
Já para o cargo de oficial, o requisito era ter diploma de nível superior em Direito e idade entre 21 e 35 anos.
Ambos os cargos exigiam altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.
Soldado:
Oficial: