Um novo concurso ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) está entre os planos da Casa, de acordo com o Plano Estratégico 2021-2035!
O documento, divulgado em janeiro de 2025, expõe a necessidade de concursos públicos de forma periódica. Por conta do incentivo à aposentadoria, o quadro funcional da Assembleia necessitará de novos servidores.
Com isso, o plano sugere que a cada Plano Plurianual (PPA), seja realizado um levantamento da necessidade de pessoal e o encaminhamento para a realização de novos editais. De acordo com o Projeto de Lei 1415/2023, que detalha as carreiras da Casa, a Assembleia conta com 417 cargos efetivos em sua estrutura.
No entanto, ao consultar o portal da transparência, é possível conferir que somente 241 estão preenchidos, o que indica que 176 cargos estão vagos.
Veja o Plano Estratégico que indica a realização de novos editais de concurso ALEPE.
A intenção de realização do certame consta na Iniciativa 2.1.3, que cita: realização periódica de concursos públicos. No Portal da Transparência, atualmente há 197 cargos vagos na Assembleia.
Cenário atual:
- 197 cargos vagos, segundo o Portal da Transparência
- Previsão de aposentadorias reforça necessidade de contratação
- Levantamento de demandas será feito junto ao Plano Plurianual
Vagas por área:
- Agente Legislativo: 28 vagas
- Técnico Legislativo – Processo Legislativo: 55 vagas
- Analista Legislativo – Consultoria Legislativa: 33 vagas
Último concurso (2014)
Publicado em 2014, o último concurso ALEPE foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e ofertou 106 vagas para cargos de níveis médio e superior de formação.
As oportunidades foram destinadas aos cargos abaixo:
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. As provas objetivas foram compostas por 100 questões de múltipla escolha, e as provas discursivas foram: redação, pauta/matéria ou estudo de caso, a depender do cargo.